quinta-feira, 18 de setembro de 2008

V. de Vingança

Vilão? Mocinho? Um homem com ambição à procura de vingança? Um homem que deseja libertar o seu povo de um ditador maquiavélico? Anarquista? Louco? É mais ou menos isso.
V de Vingança (V for Vendetta - EUA/ENG - 2006) é um filme baseado numa história em quadrinhos de mesmo nome, publicado originalmente entre 1982-83, mas não chegou a ser concluída pela Warrior. Porém, a DC Comics teve comando no ano de 1988, e foi um sucesso.

O filme conta com a mesma história dos quadrinhos: Passado numa Londres totalitária do futuro, V de Vingança conta a história de Evey (Natalie Portman de Star Wars, Em Qualquer Outro Lugar, Closer - Perto Demais e o recente A Outra), uma jovem doce e tranquila que é salva de uma situação de vida ou morte por um vigilante mascarado, conhecido apenas por "V" (Hugo Weaving de Matrix, Priscila - A Rainha do Deserto e Senhor dos Anéis). Incomparavelmente carismático e ferozmente dotado na arte do combate e do logro, V, um anarquista convicto, dá início a uma revolução quando detona dois marcos da cidade de Londres e toma o controle das ondas de rádio e TV, urgindo os seus concidadãos a rebelarem-se contra a tirania e opressão. À medida que Evey descobre a verdade sobre o misterioso V, ela descobre também algumas verdades sobre si própria e assim emerge uma inesperada aliada no plano para trazer liberdade e justiça a uma sociedade marcada pela crueldade e corrupção.


V de Vingança é muito mais do que um simples filme. É praticamente a situação mundial que temos no momento e o que pode ocorrer futuramente, caso as pessoas não tomem consciência de seus atos. Temas como homossexualismo é repressão fazem o fundamento da película. A Inglaterra é o centro do planeta e o Estados Unidos é país de terceiro mundo. O filme ainda conta com um ditador cujo nome é Adam Sutler, muito parecido com Adolf Hitler. A atuação de Natalie Portman é surpreendente. Creio até que este seja o melhor filme estrelado por ela. A moça emociona bastante em uma das cenas, quando acaba sendo presa numa espécie de solitária. A direção fica por conta dos irmãos Wachowski, responsáveis pela trilogia Matrix. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário: