quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Amizade Furtada

Eu vi a amizade delas evoluir inacreditavelmente, uma tinha todo jeito de menina mimada, uma verdadeira patricinha, outra era mais dada. Duas garotas incríveis!
Essa amizade embora se mostrasse sólida, era frágil, mas bonita, elas pareciam se completar perfeitamente. Perfeita se não fosse por um detalhe, uma era bastante rancorosa, enquanto a outra era orgulhosa.
Ainda me lembro como os problemas começaram, a patricinha começou a realizar pequenos furtos, foi se tornando compulsão, roubava coisas simples, inclusive coisas de sua amiga, de quem recebeu a primeira advertência como sinal de preocupação. Mas ela era orgulhosa, não ouvia conselhos, continuou com sua conduta, sentia prazer no que fazia.
Até que roubou mais uma vez sua amiga, mas dessa vez, foi covarde, não teve coragem suficiente para ficar cara-a-cara com sua vítima. A garota dada, ao descobrir que fora mais uma vez enganada, explodiu em grande ira e rancor, tal qual eu nunca tinha visto de sua parte, estava decidida, iria denuncia-la. Mas foi-se ouvido um ultimo grito demonstrativo de tal amizade, a garota dada, desistira de sua idéia radical.
Mas quando a ladra finalmente teve coragem de encarar a sua vítima, veio a tona uma verdade incoveniente, a sua preocupação em satisfazer seus desejos, tinha furtado aos poucos a intensidade dessa amizade.
Ela se foi!

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Rocks

Quando a guitarra estridente de Pedro Sá começou a ecoar no infinito e a voz de Caetano Veloso surgiu cantando em ritmo de rock'n'roll nos discos Noites do Norte - Ao Vivo e A Foreing Sound, era premonição certa de que um novo Caetano estava para chegar.

As novas versões de O Haiti e Come As You Are (Sim! Do Nirvana!) foram os acordes que deram início ao primeiro cd inteiramente rock de Caetano Veloso: O intimista .

"Tatuou um ganesh na coxa, chegou com a boca roxa de botox, exigindo rocks..." abre uma das faixas mais embaladas do disco. "Tu é gênia, gata, etc., mas cê foi mermo rata demais...", "Você foi mó rata comigo..." e "Você foi concreta e simplesmente rata comigo demais..." é dedo na cara. Marca o fim do casamento entre o cantor e a produtora Paula Lavigne (Além da música Não Me Arrependo, profundamente pessoal, do mesmo disco).

Rocks não é o tipo de música que agrada de primeira. É estranha de se ouvir e a letra não agrada muito, apesar de ser bastante direta. A letra em si, representada um grito de liberdade que parecia estar entalado na garganta há muito tempo. Rocks é dedo e tapa na cara pra ninguém botar defeito.

Ao fundo, temos uma sonoridade bem trabalhada. é o disco de Caetano mais bem produzido em questões sonoras. Além da guitarra afinadíssima de Pedro Sá - que é o açúcar da banda - contamos ainda com a bateria em massa de Marcelo Callado e o baixo suave de Ricardo Dias Gomes. A letra está aí, aproveitem.


Tatuou um ganesh na coxa

Chegou com a boca roxa de botox

Exigindo rocks

Animais,

Metais,

Letais,

Metais

Eu não dei letra...


Tu é gênia, gata, etc.

Mas cê foi mermo rata demais

Meu grito inimigo é:

Você foi

Mó rata comigo

Você foi

Mó rata comigo

Você foi

Mó rata comigo...


Você foi concreta

E simplesmente

Rata comigo demais

Rata comigo demais

Rata comigo demais

Rata...


Aqui foi daniele vieira com Letras de Impacto que causam na mídia. Até breve!


Filme da Semana - Número 23 e Número 9

Hollywood em números: Não se trata de quanto custou uma super produção que, possivelmente se tornará trilogia ou o novo recorde de bilheteria. O fato é que, tratando-se da nova jogada de marketing americana, o cinema trash se funde aos mistérios mais grandiosos, no nível O Código da Vinci e V de Vingança.
Mas, a exemplificar, filmes como Os Noves e Número 23, merecem destaque maior pela quantidade de mistérios que os envolve.

Os Noves (The Nines, 2007) - Um ator problemático, uma apresentadora de um programa de entrevistas na televisão e uma aclamada criadora de videogames que têm suas vidas cruzadas por acontecimentos misteriosos, compõem a base que dará início ao mistério dos vários vestígios que o número 9 deixa na vida dessas três pessoas. O filme é uma extensão filosófica intrigante, provoca facilmente a sensação de que algo ficou incompleto ou inexplicável. O filme inteiro é um mistério que dá voltas sem fim e retorna ao mesmo local de início. O nível da película se iguala a uma versão Lost inacabada. Com direção de John August e trilha sonora maravilhosa de Alex Wurman, o elenco do filme conta com Ryan Reynolds (O Dono da Festa), Hope Davis, Melissa McCarthy e a surpresa fica por conta da presença de Elle Fanning, irmã de Dakota Fanning (aquela menininha que só faz filme de terror e não poupa gritos de medo na atuação). Elle começou atuando em A Creche do Papai e ficou popularmente conhecida no seriado Taken (lembram dela?)



Número 23 (The Number 23, 2007) - Walter Sparrow entra numa espiral de loucura quando toma contato com um misterioso livro chamado 23. Enquanto o lê, começa a ficar convencido de que o texto é baseado em sua própria vida. Sua obsessão com o número 23 começa a consumi-lo de forma a fazer com que Walter acredite que o texto está lhe influenciando negativamente. Jim Carrey está no papel principal, saindo um pouco da linha de comédias. O ator conta, nos extras do filme, que se sentiu bastante honrado em atuar no corpo de um personagem misterioso que corre atrás de um mistério. Diferente de Os Noves, O Número 23 tem começo meio e fim. É divertido caçar o número ao longo do filme. Mais divertido ainda, é ter a sensação de que tudo na sua vida envolve o número. Mas cuidado pra não ficar obcecado! Direção de Joel Schumacher com Logan Lerman no elenco.


Aqui foi Daniele Vieira, dando uma de penetra no blog do Levi. Volto semana que vem com uma letra de impacto a ser comentada.

Visite - http://www.sobrefatalismos.blogspot.com

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Praga de Mãe

Como diz o sábio e antigo ditado: "Mãe é tudo igual, só muda de nome e de endereço". Ninguém questiona o amor e sabedoria de uma mãe, mas existe uma característica que parece comum a todoas elas e que ao meu ver, pouco comentada, que é a capacidade delas de rogar pragas(não encontrei um termo melhor).
Imagino quantas vezes os eventos a seguir descritos acontecem:
-Você vai sair?
-Vou
-Leve o guarda chuva, pois vai chover!
-Chover? Olha o sol que estão fazendo lá fora!
-Tudo bem, depois não diga que eu não avisei.
Não demora muito após você sair e do nada começa a chover.

Essa é apenas uma das situações onde as palavras de sua mãe tem um forte impacto em sua vida.
O mistério a respeito desta particularidade está longe de ser resolvido.

"O texto foi baseado no post "Sempre Murphy" do blog "Caneta Vazia" da Teresa Roberta

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Letras de Impacto - Podres Poderes(Caetano Veloso)

"Enquanto os homens exercem
Seus podres poderes
Motos e fuscas avançam
Os sinais vermelhos
E perdem os verdes
Somos uns boçais...

Queria querer gritar
Setecentas mil vezes
Como são lindos
Como são lindos os burgueses
E os japoneses
Mas tudo é muito mais...

Será que nunca faremos
Senão confirmar
A incompetência
Da América católica
Que sempre precisará
De ridículos tiranos
Será, será, que será?
Que será, que será?
Será que esta
Minha estúpida retórica
Terá que soar
Terá que se ouvir
Por mais zil anos...

Enquanto os homens exercem
Seus podres poderes
Índios e padres e bichas
Negros e mulheres
E adolescentes
Fazem o carnaval...

Queria querer cantar
Afinado com eles
Silenciar em respeito
Ao seu transe num êxtase
Ser indecente
Mas tudo é muito mau...

Ou então cada paisano
E cada capataz
Com sua burrice fará
Jorrar sangue demais
Nos pantanais, nas cidades
Caatingas e nos gerais
Será que apenas
Os hermetismos pascoais
E os tons, os mil tons
Seus sons e seus dons geniais
Nos salvam, nos salvarão
Dessas trevas e nada mais...

Enquanto os homens exercem
Seus podres poderes
Morrer e matar de fome
De raiva e de sede
São tantas vezes
Gestos naturais...

Eu quero aproximar
O meu cantar vagabundo
Daqueles que velam
Pela alegria do mundo
Indo e mais fundo
Tins e bens e tais...

Será que nunca faremos
Senão confirmar
Na incompetência
Da América católica
Que sempre precisará
De ridículos tiranos
Será, será, que será?
Que será, que será?
Será que essa
Minha estúpida retórica
Terá que soar
Terá que se ouvir
Por mais zil anos...

Ou então cada paisano
E cada capataz
Com sua burrice fará
Jorrar sangue demais
Nos pantanais, nas cidades
Caatingas e nos gerais...

Será que apenas
Os hermetismos pascoais
E os tons, os mil tons
Seus sons e seus dons geniais
Nos salvam, nos salvarão
Dessas trevas e nada mais...

Enquanto os homens
Exercem seus podres poderes
Morrer e matar de fome
De raiva e de sede
São tantas vezes
Gestos naturais
Eu quero aproximar
O meu cantar vagabundo
Daqueles que velam
Pela alegria do mundo...

Indo mais fundo
Tins e bens e tais!
Indo mais fundo
Tins e bens e tais!
Indo mais fundo
Tins e bens e tais!"

Bom, não é preciso dizer muita coisa, acho que a música já mostra pra que veio, para protestar para chocar, e eu acho que esse é um dos principais objetivos de Caetano Veloso (Nada contra ele ou quem goste dele). Sempre que falava dessa música com minha amiga Daniele Vieira (eu sei, vocês já estão de saco cheio de ouvir falar dela), me referia a essa música como uma música de impacto e foi depois de lembrar desta música e de outras que resolvi criar essa sessão pois posso dizer que essa música foi a primeira em minha mente.

domingo, 17 de agosto de 2008

Eu conheço a menina que rouba livros v2.0

Sim, realmente a conheço. A que eu conheço, tem 16 que segundo ela são muito bem vividos e disso eu não tenho dúvida, pois mesmo com os seus 16 anos, ela é uma das pessoas mais decididas que conheço. Tão decidida a ponto de mudar para o turno vespertino por causa de sua decisão de não admitir seu amor.
Ao nos visitar pela manhã, ficamos sabendo de sua nova mania, roubar livros da biblioteca da escola. Começou a nos convidar para seus pequenos furtos culturais. Pegar os livros e escondê-los era moleza para ela, mas o melhor de tudo é planejar a fuga da biblioteca. Nossa, me surpreendo quando vejo como ficou profissional no assunto.
Depois de muito tempo, vimos algo inesperado, uma câmera virada justamente para a ultima mesa da biblioteca, a qual achávamos que era a mesa mais segura de toda aquela imensa sala da biblioteca.
Mas apesar de tudo, ela nunca foi pega!

Obs.:Na primeira vez que postei esse texto, os comentários davam a entender que as pessoas estavão achando que era uma história real, por isso a tirei. Mas não queria desperdiçar o texto que escrevi, então resolvi postá-lo novamente junto com esta nota explicativa de que não se passa de um texto fictício

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Comunicado

Bom, esta semana fiquei totalmente despreocupado com a sessão de fime da semana pelo fato de ter convidade uma amiga minha para postar esta sessão, mas ela me deu bolo e avisou em cima da hora que não poderia mais postar, por isso não me deu tempo suficiente para bolar o post da semana.
Desculpem

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Letras de Impacto - O Farol(isabella Taviani)

Cale a boca!
Não fale nada mais agora
Pois o silêncio expressa mais que as tuas frases tortas
Cale a boca!
Agora é tarde eu tranco a porta
Vou me embora dessa vida louca sem demora

Eu me matei por não saber me viver
E vencer a luta contra esse amor de mentira (que mentira)!
Eu me perdi no teu olhar
Ah, que cilada
E hoje a minha dor
É um farol que nunca apaga

Cale a boca, eu ordeno!
Eu já não tenho medo
Pois hoje possuo antídoto pro teu veneno
Cale a boca!
Não me venha com essa história sonsa
Em você sempre me falta alguma coisa

Eu me matei por não saber me viver
E vencer a luta contra esse amor de mentira (que mentira)!
Eu me perdi no teu olhar
Ah, que cilada
E hoje a minha dor
É um farol que nunca apaga

Cale essa tua boca rasa!
De onde nunca sai nada que me valha
Cale a boca de qualquer maneira
Deixa ela costurada
Só assim eu não tenho que ouvir o seu: "nada"

Eu me matei por não saber me viver
E vencer a luta contra esse amor de mentira (que mentira)!
Eu me perdi no teu olhar
Ah, que cilada
E hoje a minha dor
É um farol que nunca apaga

Bom, resolvi criar essa sessão no blog para postar e comentar letras de música e textos de impacto, não só com o sentido impactante igual a essa música mas também letras tão bonitas que chegam a mecher conosco.
Escolhi para iniciar essa sessão essa letra que realmente acho de muito impacto.

Me assustei com o início da música quando ouvi pela primeira vez:
"Cale a boca!
Não fale nada mais agora
Pois o silêncio expressa mais que as tuas frases tortas"

E ai o que acharam da música?

Talvez também goste dos seguintes textos:
Inseguranaça

Angústia

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Grama Verde

- Meus pais são insuportáveis!
- Minha esposa não é compreensiva!
- Meu marido só pensa nele!
Frases como essas são comuns de serem ouvidas e as vezes são acompanhadas de frases do tipo:
- Por que meus pais não são iguais aos seus?
- Você tem sorte de ter a Maria como esposa!
- Bem que meu marido poderia ser igual ao cara da novela!
A verdade é que as pessoas parecem que nunca estão satisfeitas com o que tem, acham que sempre o do outro é melhor. Isso nos leva a uma pergunta antiga:
“A grama é sempre mais verde do outro lado da cerca?”

Comentem!

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Filme da Semana - Super Herói, O Filme

Homem-Aranha, X-mem, Bridget Jones, Quarteto Fantástico.

Foi inspirado nesses filmes, que foi criado Super-Herói, O Filme. Uma comédia dos mesmos produtores de Todo Mundo em Pânico. Não vou mentir, o filme é um pouco sem sentido, mas dá pra você dar boas risadas. Uma das partes boas do filme, é você ver a sátira dos filmes bases.

Sinopse: Após ser picado por uma libélula geneticamente alterada, Rick Riker (Drake Bell) tem sua vida alterada para sempre. Ele ganha superpoderes e passa a usá-los para combater o mal, sob a alcunha do Homem-Libélula. Entretanto Rick enfrenta um problema: sempre que tenta salvar alguém acaba matando-o acidentalmente. Apesar disto ele precisa enfrentar o Ampulheta, um vilão que deseja roubar a fonte de vida das pessoas para alcançar a imortalidade.



Obs.: Não recomendado para quem gosta apenas de humor inteligente

Help!!!!

- Olha o quemado de gingibre com nozmucaba!
Foi essa a frase usada pelo vendedor de balas de gengibre para chamar a atenção das pessoas dentro do ônibus que eu estava.
Logo, pensei:
- O que é isso?! Gingibre?! Nozmuscaba?!
Mesmo assim, o cara vendeu para um, para dois, para três, e enquanto gritava ensurdecedoramente, eu me lembrava de coisas que as pessoas falam, que são completos absurdo. Resolvi então comentar alguns no blog:
- Começar conosco, os baianos, talvez pela preguiça que todos dizem que temos, nós falamos correno, ao invés de correndo, falano, ao invés de falando, blogano, ao invés de blogando, ou seja, estrupamos o gerúndio constantemente.
- Outros já falam coisas sem nem pensar direito no que estão falando. Alguns já devem ter visto os exemplos que irei colocar aqui, que foi retirado de redações do ENEM:
Obs.:O que segue abaixo entre parênteses são os comentário de alguns professores
1) - Lavoisier foi guilhotinado por ter inventado o oxigênio. (Já imaginou?)

2) - A harpa é uma asa que toca. (Imagine a definição para Trombone de Vara...)

3) - O vento é uma imensa quantidade de ar. (Não tinha pensado nisso...)

4) - O terremoto é um pequeno movimento de terras não cultivadas. (Só faltou completar que esse movimento é um braço armado do MST!)

5) - Os egípcios antigos desenvolveram a arte funerária para que os mortos pudessem viver melhor. (Nada mais justo. Não dá para viver a eternidade desconfortavelmente...)

6) - Péricles foi o principal ditador da democracia grega. (Isso. E Stalin foi o principal seguidor de Mahatma Ghandi... )

7) - O problema fundamental do terceiro mundo é a superabundância de necessidades. (deve ter raciocinado com abundância e não com o cérebro...)

8) - O petróleo apareceu há muitos séculos, numa época em que os peixes se afogavam dentro d'água. (Sim, por isto o Petróleo é preto. Está de luto...)

9) - A principal função da raiz é se enterrar. (Profunda!!! )

10) - A igreja, ultimamente, vem perdendo muita clientela. (Podemos concluir que a culpa é do Papa, que seria o VP de Marteking! E a Companhia de Jesus, seria a mais antiga das SA's)

11) - O sol nos dá luz, calor e turistas. (Esse com certeza é cearense ou baiano. )

12) - As aves tem na boca um dente chamado bico.(É para ficar de queixo caído! Ou melhor, de porta bicos caído...)

13) - A unidade de força é o Newton, que significa a força que se tem que realizar em um metro da unidade de tempo, no sentido contrário. (Simples, não???)

14) - Lenda é toda narração em prosa de um tema confuso. (Assim, todo discurso de político é uma Lenda. )

15) - O nervo ótico transmite idéias luminosas ao cérebro. (Se o cara é vesgo, o nervo dele deve transmitir idéias tortas e sombreadas...)

16) - A febre amarela foi trazida da China por Marco Polo. (Se Marco Polo tivesse viajado para a África, teria sido a peste negra, então..)

17) - Os ruminantes se distinguem dos outros animais porque o que comem, comem por duas vezes. (Impressionante!!!.)

18) - O coração é o único órgão que não deixa de funcionar 24 horas por dia. (Ufa... que alívio! Já o cérebro?!)

19) - Quando um animal irracional não tem água para beber, só sobrevive se for empalhado. (Superou qualquer expectativa...)

20) - A insônia consiste em dormir ao contrário. (Perfeito. Morrer deve ser viver ao contrário...)

21) - A arquitetura gótica se notabilizou por fazer edifícios verticais. (Melhor pular essa.... )

22) - A diferença entre o Romantismo e o Realismo é que os românticos escrevem romances e os realistas nos mostram como está a situação do país. (É... E ainda faltam muitas para comentar.... )

23) - O Chile é um país muito alto e magro. (Coitada da Espanha...)

24) - As múmias tinham um profundo conhecimento de anatomia. (Essa deve ser a mais "marcante" de todas. )

25) - O batismo é uma espécie de detergente do pecado original. (Já a confissão poderia ser o sabonete, para uso diário... )

26) - Na Grécia a democracia funcionava muito bem porque os que não estavam de acordo se envenenavam. (Pensando bem, não é má idéia...)

27) - A prosopopéia é o começo de uma epopéia. (E a centopéia???)

28) - Os crustáceos fora d'água respiram como podem. (Coragem, faltam poucas.)

29) - As plantas se distinguem dos animais por só respirarem a noite. (Que perspicácia! )

30) - Os hermafroditas humanos nascem unidos pelo corpo. (Já pensou se a pergunta fosse "o que são xifópagos"???)

31) - As glândulas salivares só trabalham quando a gente tem vontade de cuspir. (Bem, já chegamos até aqui.... )

32) - A fé é uma graça através da qual podemos ver o que não vemos. (CEGOS DESSE MUNDÃO... TENHAM FÉ!!!)

33) - Os estuários e os deltas foram os primitivos habitantes da Mesopotâmia. (O que que é isso???!!!!!)

34) - O objetivo da Sociedade Anônima é ter muitas fábricas desconhecidas. (maravilhaaaa....)

35) - A Previdência Social assegura o direito a enfermidade coletiva. (Faz sentido...)

36) - O Ateísmo é uma religião anônima. (Não lhe perguntem sobre o Politeísmo, pelo amor de Deus!)

37) - A respiração anaeróbica é a respiração sem ar que não deve passar de três minutos. (Ai, Jesus...)

38) - O calor é a quantidade de calorias armazenadas numa unidade de tempo. (Fala sério... Não dá uma sensação de vazio, de impotência?...)

39) - Antes de ser criada a Justiça, todo mundo era injusto. (Graças a Deus, só falta uma..... )

40) - Caracter sexual secundário são as modificações morfológicas sofridas por um indivíduo após manter relações sexuais. (Imagina a aparência de uma prostituta depois de 15 a 20 anos de "Modificações morfológicas")